10 perguntas e respostas sobre a energia solar em Londrina

Reunimos neste nosso novo conteúdo algumas das perguntas mais comuns quando o assunto é a geração de energia solar em Londrina. Acompanhe e saiba mais sobre este tema tão atual e pertinente em um momento de alta no valor da energia elétrica.

1.  Como funciona a geração de energia solar?

A energia solar fotovoltaica, como o próprio nome já diz, funciona a partir da energia proveniente da radiação do sol. Essa energia pode ser aproveitada e transformada em energia elétrica devido às novas tecnologias já disponíveis no mercado.

Por meio dos módulos fotovoltaicos é possível captar a energia enviada pelo sol e convertê-la em energia elétrica. Isso é feito por meio das células de silício que estão ligadas entre si nos referidos módulos.

Após a conversão da energia solar em energia elétrica, esta passa pelo inversor, que transforma a corrente contínua em corrente alternada.

Por fim, a energia transformada pelo inversor é injetada em um ponto de conexão, normalmente em um quadro de distribuição, e deste ponto ela vai para os equipamentos.

2. Energia solar fotovoltaica é diferente de energia solar térmica?

Sim. A energia solar térmica é utilizada para aquecimento. 

Já a energia solar fotovoltaica consiste na conversão de irradiação solar (luz) diretamente em energia elétrica (eletricidade) que pode ser usada em qualquer equipamento ou sistema elétrico, seja residencial, comercial ou industrial.

3. Qual o melhor lugar para a instalação dos módulos fotovoltaicos? 

Em áreas urbanas, geralmente o local de instalação recomendável é no telhado da construção para aproveitamento de área e também devido a probabilidade de árvores ou outra construção fazer sombra sobre os módulos ser muito menor.  

Em usinas de grande porte e em áreas rurais, o sistema pode ser instalado no chão.

4. O que é sistema isolado ou off-grid?

Os sistemas isolados não são conectados à rede elétrica pública.

Dessa forma, nesse tipo de sistema são necessárias baterias para suprir a falta de geração de energia no caso de dias com pouco sol, chuvosos ou nublados.

Os sistemas isolados são mais utilizados em luminárias públicas, radares elétricos, torres de telecomunicação ou em lugares isolados sem acesso à rede elétrica.

5. O que é sistema on-grid? 

Os sistemas conectados à rede, os chamados on-grid, trabalham paralelamente à rede elétrica. Ou seja, o consumidor permanece conectado e continua utilizando a estrutura da rede.

Nesse sistema toda energia gerada é utilizada instantaneamente pelo consumidor ou pela rede quando há excedente de energia.

Com a energia gerada excedente são gerados créditos de energia que são utilizados nos períodos em que a demanda de energia do consumidor é superior ao que o sistema está gerando no momento.

6. Quais os principais motivos para investir em energia solar em Londrina?

  1. A energia solar é um recurso totalmente renovável, sustentável e limpa, já que não emite poluentes.
  2. A energia solar não produz ruídos, contribuindo para a diminuição da poluição sonora.
  3. A energia solar fotovoltaica gerada em uma residência, estabelecimento comercial ou indústria pode trazer uma economia de até 95% no valor da conta de luz durante toda sua vida útil, que é de cerca de 25 anos.
  4. É baixo custo do sistema fotovoltaico considerando-se a vida útil.
  5. As placas solares são resistentes às intempéries e quase não necessitam de manutenção.
  6. A manutenção do sistema pode ser realizada apenas uma vez ao ano, com uma eventual limpeza ou caso seja necessário, com a  verificação do funcionamento dos circuitos.
  7. Os painéis solares são fáceis de instalar e, apesar de exigir mão de obra qualificada, em poucos dias o seu sistema já poderá estar pronto para funcionar.
  8. Segundo dados do Ministério do Meio Ambiente, no Brasil os imóveis que geram energia limpa podem ter uma valorização no valor de 10% a 30%.
  9. Muitas instituições bancárias, públicas e privadas, disponibilizam linhas de crédito especiais para investimentos em recursos sustentáveis como a energia solar.

7. Como funciona a energia solar em dias de chuva ou nublados? 

A produção de energia solar em dias chuvosos ou nublados ocorre em menor quantidade. Isso acontece porque os painéis solares necessitam da incidência solar direta, logo, nesses dias,  a geração de energia solar sofre uma redução.

No entanto, a diminuição na geração de energia não significa que seu sistema fotovoltaico não irá funcionar. Mesmo com a baixa luminosidade dos períodos chuvosos, seu sistema irá funcionar de modo mais lento, mas ainda favorável.

8. Como preparar sua construção para a energia solar?

Uma das grandes vantagens da energia solar é que é que os painéis fotovoltaicos são muito fáceis de instalar. 

Na maioria dos casos, as placas solares e o inversor grid-tie são fixados em estruturas já existentes nos imóveis (madeiramento e alvenaria, respectivamente) e, quando necessário, requerem apenas pequenas adaptações.

E para que você não tenha dúvidas sobre como preparar sua construção para a energia solar, confira nosso artigo Como preparar sua construção para a energia solar?

9. O que devemos observar antes de escolher uma empresa de energia solar em Londrina?

  • É fundamental escolher uma empresa de energia solar que tenha experiência no assunto e já tenha finalizado grandes projetos. 
  • Pegue referências com outras pessoas que já foram atendidas pela empresa de energia solar que você deseja contratar e assim, fique sabendo se estão ou não satisfeitos com o trabalho apresentado. 
  • Questione a empresa sobre a presença de pessoas capacitadas tecnicamente no seu quadro de funcionários.
  • Verifique também antes da contratação o que você receberá de documentos junto ao sistema instalado. É imprescindível receber uma cópia da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) e o contrato com a concessionária de energia em que o sistema foi homologado. 
  • Verifique se a empresa de energia solar realiza um pós-venda eficiente que possa te atender quando necessário. 
  • Prefira uma empresa de energia solar em Londrina que seja parceira de instituições financeiras e com fornecedores de equipamentos. 

10. Quanto custa instalar um sistema de energia solar em Londrina e quanto vou economizar na minha conta de energia elétrica? 

Se você gostou de saber mais sobre energia solar e tem interesse em saber quanto custa instalar um sistema na sua residência, empresa ou propriedade rural, converse com um dos nossos consultores. A BRAVO ENGENHARIA conta com profissionais experientes e capacitados e assim, se  você busca uma empresa sólida, de qualidade e com um valor justo, nós somos sua melhor escolha.

Já para descobrir o quanto poderá economizar com a energia solar, clique  AQUI e faça uma simulação em menos de 1 minuto.

Carlos Bomfim

Carlos Bomfim

Últimos artigos