6 dicas para o telhado do seu sistema fotovoltaico

Telhado para sistema fotovoltaico

É muito comum as pessoas perguntarem se o telhado de sua residência ou empresa tem os requisitos necessários para instalação de um sistema solar fotovoltaico.

O objetivo deste breve artigo é dar algumas dicas sobre como preparar seu telhado para a instalação dos painéis e sua estrutura de fixação.

Idealmente, um lado do seu telhado deve estar apontado para o norte. Quando essa opção não é viável deve-se dar preferência pela face leste.

A inclinação preferencialmente deve coincidir com a latitude do local de instalação. Quando possível, pode-se realizar a compensação da inclinação com as estruturas de fixação. Outra alternativa é compensar a inclinação não ideal acrescentando painéis. A necessidade de compensação, tanto através da estrutura como painéis adicionais, deve ser avaliada individualmente. Se você precisar de ajuda em seu projeto, por favor preencha esse formulário.

Dicas

  • Procure por telhas danificadas e potenciais vazamentos.
  • Repare qualquer problema. Os sistemas solares são projetados para trabalhar por mais de 30 anos, logo seu telhado deverá durar o mesmo tempo.
  • Examine as árvores que podem causar sombreamento nas áreas e apare qualquer ponto que possa sombrear a área que serão ocupados pelos painéis.
  • Se necessário, reposicione equipamentos como antenas parabólicas de modo que não façam sombra nos painéis.
  • Meça a área do seu telhado multiplicando o comprimento pela largura. A área necessária para o sistema irá depender da quantidade de energia a ser gerada. Por exemplo, se você precisar de 15kWh por dia em média e sua localidade tiver 5 horas diárias de boa irradiação solar você precisará de um sistema com cerca de 3 kWp. Usando uma placa (módulo) com 1,7m2 de área e potência de 250W serão necessários aproximadamente 20m2 de área no telhado.
  • Após essas verificações, você deve confirmar se seu telhado pode suportar o peso adicional dos painéis e estruturas de fixação. Tipicamente, este valor fica entre 12 e 24 kg/m2, suportado pela maioria dos telhados. No entanto, é recomendado checar antes com um engenheiro estrutural ou arquiteto.

Vinicius Miranda e Danilo Franco – Bravo Energia

Detalhes do Projeto:

Produção de energia mensal de

ÁREA OCUPADA:

NÚMERO DE PAINÉIS:

LOCALIZAÇÃO:

DATA DE CONCLUSÃO:

Concessionária:

Veja outras postagens