As vantagens e desvantagens da energia solar fotovoltaica em Maringá

Com a energia elétrica ficando cada vez mais cara no Brasil, muita gente tem procurado saber mais sobre a energia solar fotovoltaica. No entanto, ainda existem muitas dúvidas com relação à essa tecnologia.

Pensando nisso, elaboramos este conteúdo especial para que você saiba quais são as vantagens e desvantagens do uso da energia solar fotovoltaica na sua casa ou empresa. Confira!

O que é energia solar fotovoltaica

A energia solar fotovoltaica é a energia limpa que mais cresce no mundo, mas não é uma novidade. Ela existe há mais de 100 anos e hoje é utilizada para gerar energia elétrica para milhares de residências e indústrias no mundo todo.

Um sistema de energia solar fotovoltaico é composto por:

●       Painéis solares;

●       Inversor solar;

●       Sistema de fixação das placas solares;

●       Cabeamentos;

●       Conectores;

●       Materiais elétricos padrões.

Ao contrário do que muita gente pensa, os painéis funcionam em dias nublados e chuvosos, já que dependem da incidência dos raios violetas, e não do calor. Assim, a produção de energia pode variar em dias cinzentos, mas não deixa de existir.

Será  preciso consultar um profissional que faça a estimativa média de insolação da região onde será feita a instalação, além da capacidade energética. Dessa forma, será possível descobrir o nível de insolação e evitar um baixo desempenho em dias nublados ou chuvosos, já que o cálculo será feito através da posição do sol, índice solar durante o ano e duração do dia.

No entanto, durante a noite, o sistema fotovoltaico não é capaz de gerar energia, já qeu não existe luminosidade e será preciso usar baterias para armazenar energia ou utilizar a eletricidade da distribuidora local de energia.

As vantagens da energia solar fotovoltaica

Entre as inúmeras vantagens do uso da energia solar fotovoltaica em sua casa ou empresa, podemos destacar:

1. A energia solar é um recurso totalmente renovável

Quando se diz que a energia solar é uma fonte renovável de energia, significa que a luz do sol é uma fonte de energia constante e consistente. Ainda mais quando se trata de um país tropical como o Brasil, que recebe uma grande quantidade absurda de radiação solar durante todo o ano.

2. Energia solar é sustentável

A energia solar é uma das mais sustentáveis do mundo. Além de ser renovável, ela é limpa, já que não emite poluentes nem utiliza matérias-primas escassas na natureza.

Para se produzir o painel fotovoltaico precisa-se de muita energia mas, durante a sua vida útil, ele é capaz de gerar mais de 20 vezes a energia consumida na sua fabricação.

3. A energia solar é silenciosa

A energia solar fotovoltaica também contribui para a diminuição da poluição sonora. Seu funcionamento é 100% silencioso e discreto, não produzindo ruídos desagradáveis, tais como a energia eólica, por exemplo.

Isso acontece porque ela utiliza, para gerar energia elétrica, um processo fotoquímico, e não mecânico, que ocorre silenciosamente dentro de cada uma das células que compõem o equipamento. Ou seja, você pode instalar as placas solares (módulos fotovoltaicos) em qualquer lugar, sem incomodar os vizinhos, moradores ou frequentadores do imóvel.

4.  A energia solar fotovoltaica é o sistema de auto geração mais barato

Ainda que os componentes dos sistemas de energia fotovoltaicos tenham fama de serem caros, essa não é mais a realidade. Hoje, é possível ter um sistema de energia solar fotovoltaico completo em sua casa ou empresa pelo preço, aproximadamente, de um carro popular.

E com essa quantia, a energia solar poderá ser gerada em uma residência, estabelecimento comercial ou indústria de forma simples e eficiente, permitindo uma economia de até 95% no valor da conta de luz durante toda sua vida útil, que é bastante longa.

5. Baixo custo do sistema fotovoltaico considerando-se a vida útil

Os preços de painéis solares podem parecer elevados, mas ao longo dos anos você vai economizar muito dinheiro. A expectativa de payback dos custos do sistema de energia solar é de aproximadamente 7 anos (menos de 1/4 de sua vida útil).

Assim, considerando o investimento no momento da compra e instalação do sistema fotovoltaico somado a mínima manutenção ao longo de toda a sua vida útil (aproximadamente 25 anos) e dividir pela energia gerada ao longo desses anos, fica claro que a energia solar é mais barata do que a energia comprada da distribuidora.

6. As placas solares são resistentes às intempéries

Parte da longa vida útil dos sistemas de energia solar se dá em razão da grande  resistência das placas solares aos danos causados que podem ser causados pela ação da natureza como chuvas, ventos ou até mesmo granizo.

7. O sistema fotovoltaico quase não precisa de manutenção

O sistema fotovoltaico não possui peças móveis, portanto, quase não há desgaste mecânico. Os painéis fotovoltaicos, quando bem instalados, podem durar mais de 25 anos apenas com uma limpeza semestral.

Já a manutenção elétrica do sistema pode ser realizada com menos frequência. Apenas uma vez ao ano é o suficiente para garantir a otimização da geração do sistema.

Ou seja, apesar de estarem funcionando e gerando energia 12 horas por dia, necessitam de uma manutenção, preventiva e corretiva, muito baixa.

8. Painéis fotovoltaicos são fáceis de instalar

O sistema fotovoltaico é muito fácil de se instalar. Apesar de exigir mão de obra qualificada, em  até dias, o seu sistema já estará montado e funcionando.

Na maioria dos casos, as placas solares e o inversor grid-tie são fixados em estruturas já existentes nos imóveis (madeiramento e alvenaria, respectivamente) e, quando necessário, requerem apenas pequenas adaptações.

Uma vez instalados todos os componentes, o inversor já pode ser configurado e ligado, e assim a geração de energia elétrica poderá começar.

9. A  energia solar é a fonte de energia mais barata do mundo

Segundo estudos da área, a energia solar é a energia mais barata do mundo. E isso acontece porque ela é gerada a partir da captação da luz do sol, é uma fonte de energia gratuita, além de ser limpa, inesgotável, sustentável e renovável.

Então, não é de se estranhar que ela será, até o ano de 2050, a fonte de energia mais  utilizada em todos os países.

10. A energia solar pode ser usada em áreas isoladas da rede elétrica

A energia solar fotovoltaica é uma das melhores alternativas em regiões isoladas onde não se tem rede elétrica, pois é muito mais barata que geradores a diesel ou óleo combustível.

11. Ocupa pouco espaço

Em um sistema fotovoltaico, os painéis solares não demandam a ocupação de grandes áreas, e é possível atingir níveis de eficiência acima de 20% por conta de sua modernidade e flexibilidade.

12. O sistema de energia solar tem uma longa vida útil

Apesar do alto custo de aquisição, o valor da instalação e compra dos painéis solares pode ser compensado com sua longa vida útil.

Um sistema solar fotovoltaico possui mais de 25 anos de vida útil, gerando energia elétrica limpa, sustentável e de qualidade, sem prejudicar o meio ambiente.

13. Queda de preços devido ao avanço da tecnologia

Dados do mercado apontam que, na última década, houve a redução de preço de sistemas fotovoltaicos em quase 90%.

Assim, se no passado o custo era muito elevado, devido ao avanço tecnológico o sistema pode ser adquirido por um valor bem mais barato e acessível.

14. Valorização do imovel e do seu negócio

Segundo dados do Ministério do Meio Ambiente, no Brasil os imóveis que geram energia limpa e soluções ecológicas, como a instalação de energia fotovoltaica, podem ter uma valorização no valor de 10% a 30%.

E o mesmo acontece caso você tenha um negócio. Empresas adeptas à energia solar ganham um Selo Solar, uma certificação criada em 2012 para destacar empresas que contribuem com a redução dos impactos ambientais.

Essas empresas são reconhecidas por mostrar que apostam em uma energia limpa e renovável, além de se posicionarem como promotores da causa.

15. Gera empregos

De acordo com a ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica), a energia solar pode gerar 11,6 milhões de empregos em todo o mundo até 2030, bem como é capaz de acelerar a recuperação econômica dos países no cenário pós-pandemia (Covid-19).

Investimentos na instalação de sistemas de energia solar poderão gerar 11,6 milhões de empregos diretos e indiretos pelos próximos 10 anos.

16. Equipamentos fotovoltaicos podem ser reciclados

Outra grande vantagem dos painéis solares é que 97% dos seus componentes podem ser reciclados posteriormente.

Os vidros das placas podem ser 100% reconstruídos, e também o alumínio, que pode ser até 90% reciclado. Além disso, o silício cristalino e os polímeros também possuem bons níveis de recuperação.

As desvantagens da energia solar

Como tudo, apesar dos diversos benefícios sociais, econômicos e ambientais, a energia solar também possui algumas desvantagens, como por exemplo:

1.Alto custo de aquisição

As células solares e painéis solares que são necessários para aproveitar a energia solar ainda têm um custo alto para aquisição.

A aquisição e instalação de um sistema de energia solar fotovoltaica, quer ele seja conectado à rede (On-Grid) ou isolado (Off-Grid), pode representar um valor de investimento inicial considerado alto.

Porém, podemos encontrar soluções para contornar essa dificuldade, tais como os consórcios de energia solar e financiamentos subsidiados, junto aos bancos, públicos e privados, que disponibilizam linhas de crédito especiais para investimentos em recursos sustentáveis como a energia solar.

No mais, é preciso destacar que o sistema fotovoltaico é um  investimento, uma vez que traz retorno financeiro ao seu proprietário ao longo dos anos, na forma de desconto na conta de luz, reduzindo até 95% seus gastos com energia elétrica.

2. A energia solar não pode ser aproveitada durante a noite

Como já mencionado, não há geração de energia solar durante a noite, já que os  módulos fotovoltaicos precisam da luz do sol para converter a energia solar em energia elétrica. E também, nuvens e chuvas podem influenciar na quantidade de luz que chega até os painéis, alterando a quantidade de energia elétrica gerada pelo sistema fotovoltaico.

Assim, nos sistemas isolados (off-grid), para poder se aproveitar da energia do sistema durante a noite, é necessário a utilização de um banco de baterias para armazenar a energia gerada durante o dia.

O problema é que essas baterias não possuem grande vida útil (7 anos, em média), são caras e ainda exigem manutenções frequentes.

Por esse motivo, os sistemas conectados à rede (on-grid), são os que mais se espalham pelo país. Nesse tipo de sistema, a energia gerada no dia e não consumida é injetada na rede e emprestada à distribuidora, a qual então devolve essa ao consumidor na forma de créditos energéticos. Assim, o consumidor recebe de volta toda a energia concedida quando não há geração do sistema.

3. Baixa capacidade de armazenamento

Em relação às demais fontes de energia alternativas, só é possível armazenar a energia solar em pequenas quantidades.

E, como mencionado acima, para poder se aproveitar da energia do sistema durante a noite, é necessário a utilização de um banco de baterias para armazenar a energia gerada durante o dia. Porém, essas baterias não possuem grande vida útil (7 anos, em média), são caras e ainda exigem manutenções frequentes.

4. Mudança estética do imóvel

A instalação das placas solares (módulos fotovoltaicos) nos telhados de imóveis residenciais e comerciais pode alterar a fachada original do local que receberá o sistema.

Por isso, é fundamental que, na hora de se instalar um gerador fotovoltaico, os pareceres de arquitetos e engenheiros sejam levados em consideração, para que se obtenha a melhor relação custo x benefício entre a geração da energia solar e a estética do imóvel.

Em novos imóveis, que já contemplam soluções em sustentabilidade na fase de projeto, é possível projetar telhados com as direções e inclinações adequadas para receber o sistema fotovoltaico (telhados com a face voltada para o Norte, por exemplo). Com isso, há uma completa integração entre o projeto arquitetônico e o projeto elétrico civil.

Conclusão

Agora que você já conhece as vantagens e desvantagens da energia solar, fica mais fácil decidir investir ou não nessa importante fonte de energia solar em Maringá.

E para mais conteúdos sobre o assunto, fique de olho no nosso site. Temos sempre novidades por aqui.

Bravo Energia
Bravo Energia
A Bravo Energia ajuda empresas e famílias a se tornarem mais sustentáveis financeira e ecologicamente, reduzindo custos e aumentando a eficiência através de soluções de energia solar.

Últimos Artigos

Dúvidas sobre quanto vai custar o seu sistema de energia solar?

Clique aqui e calcule agora