Com a energia elétrica ficando cada vez mais cara no Brasil, a energia solar fotovoltaica pode ser uma excelente opção. No entanto, muitas pessoas pensam que realizar a instalação da energia solar em suas casas é algo muito caro que está acima das suas possibilidades, o que não é verdade.

E para te mostrar como a energia solar pode valer a pena, preparamos este conteúdo especial. Confira!

O custo da instalação de equipamentos de energia solar

Ainda que os componentes dos sistemas de energia fotovoltaicos tenham fama de serem caros, essa não é mais a realidade.

Hoje, o preço para instalar os equipamentos de energia solar fotovoltaica está muito mais barato, pois novas tecnologias surgiram e permitiram que seja possível pagar um valor acessível para ter todo o sistema em casa ou na empresa. Para você ter uma ideia, só nos últimos 2 anos, esses preços já sofreram queda de cerca de 50%.

Ou seja, isso não é mais uma desculpa para não ter energia solar.

E se o investimento inicial ainda for um problema, podemos encontrar soluções para contornar essa dificuldade, tais como os consórcios de energia solar e financiamentos subsidiados, junto aos bancos, públicos e privados, que disponibilizam linhas de crédito especiais para investimentos em recursos sustentáveis como a energia solar.

A economia proporcionada pela energia solar

A economia geral na conta de luz vai variar de acordo com o consumo geral da residência e da tarifa da companhia de energia da sua região. De qualquer forma, podemos dizer que haverá uma economia de 40% a 90% sobre o valor atual da conta de energia elétrica.

Assim, mesmo que o preço dos painéis solares pareçam elevados, ao longo dos anos você vai economizar muito dinheiro. A expectativa de payback dos custos do sistema de energia solar é de aproximadamente 7 anos (menos de 1/4 de sua vida útil).

Considerando o investimento no momento da compra e instalação do sistema fotovoltaico somado à mínima manutenção ao longo de toda a sua vida útil (aproximadamente 25 anos), dividido pela energia gerada ao longo desses anos, fica claro que a energia solar é mais barata do que a energia comprada da distribuidora.

Painéis solares são de fácil instalação e manutenção

As placas solares são muito resistentes aos danos causados que podem ser causados pela ação da natureza como chuvas, ventos ou até mesmo granizo, o que facilita a manutenção do mesmo.

Além disso, o sistema não possui peças móveis, portanto, quase não há desgaste mecânico. Os painéis fotovoltaicos, quando bem instalados, podem durar mais de 25 anos apenas com uma limpeza semestral. Já a sua manutenção pode ser realizada com menos frequência. Apenas uma vez ao ano é o suficiente para garantir a otimização da geração do sistema.

Ou seja, apesar de estarem funcionando e gerando energia 12 horas por dia, necessitam de uma manutenção, preventiva e corretiva, muito baixa o que também traz uma enorme economia.

E ainda precisamos falar da instalação! Na maioria dos casos, as placas solares e o inversor grid-tie são fixados em estruturas já existentes nos imóveis (madeiramento e alvenaria, respectivamente) e, quando necessário, requerem apenas pequenas adaptações. Assim, apesar de exigir mão de obra qualificada, sua instalação é muito fácil e em poucos dias, o seu sistema já estará montado e gerando energia elétrica.

O financiamento do seu projeto de energia solar

Como já mencionamos acima, se o investimento inicial ainda for um problema, é possível fazer parte de consórcios de energia solar e financiamentos subsidiados, junto aos bancos, públicos e privados, que disponibilizam linhas de crédito especiais para investimentos em recursos sustentáveis como a energia solar.

Por exemplo, o Banco do Brasil disponibiliza uma linha de crédito para que seus clientes adquiram e instalem sistemas fotovoltaicos em suas residências, é o BB Crédito Energia Renovável.

Você pode escolher por financiar parte ou 100% da instalação, os equipamentos e a instalação. Pode escolher ainda de 2 a 60 meses para pagar e até 180 dias de carência, com prestação mensal debitada em conta na data escolhida por você.

E não importa o tamanho do seu imóvel há disponibilidade de financiamento a partir de R$ 5.000,00 e vai até R$ 100.000,00. Tudo de forma digital, efetuada por você diretamente no app BB e com o recebimento do valor à vista em sua conta.

Já as pessoas jurídicas dos setores da indústria, comércio ou prestação de serviços, de micro ou pequeno porte, localizadas no Estado do Paraná, podem contar com uma linha de financiamento para a aquisição e instalação de todos os componentes de sistemas de micro e minigeração de energia elétrica fotovoltaica.

A linha de crédito Fomento Energia pode financiar até 100% do valor do projeto, desde que a empresa possua pelo menos doze meses de faturamento contábil. Porém, para empresas com menos de doze meses de faturamento contábil, a parcela financiável do investimento total será limitada a 60%. Nesse caso, o proponente deve investir, no mínimo, 40% de recursos próprios no projeto.

Para saber mais leia Testado e aprovado: Cliente consegue financiamento em energia solar em menos de 24h com o Banco do Brasil e Linha de crédito financia sistemas de microgeração.

Energia solar é investimento

Além de toda a economia que você consegue com a instalação da energia solar, ela também é um investimento, já que com ela você vai conseguir cortar ou diminuir abruptamente uma despesa recorrente, qual seja, a conta de luz.

Dessa forma, é como se o dinheiro aplicado na compra dos equipamentos estivesse “rendendo”.  O valor que você está economizando nas contas do mês supera o rendimento equivalente ao mesmo valor deixado no banco em uma aplicação financeira.

E outra: mesmo usando um imóvel de aluguel, é possível economizar com a energia solar, já que você pode  instalar o sistema fotovoltaico on-grid em qualquer lugar e, por meio do registro do seu CPF ou CNPJ utilizar o que é gerado em outro lugar.

Isso porque a eletricidade produzida por meio dos seus painéis de energia solar irá resultar em “créditos” que a companhia de energia registrará no seu nome ou da sua empresa.

Gostou? Está convencido que a energia solar não é cara? Agora, converse com um dos nossos especialistas para esclarecer todas as suas dúvidas e faça uma  simulação para descobrir o quanto poderá economizar com a energia solar em Maringá.

 

 

Bravo Energia
Bravo Energia
A Bravo Energia ajuda empresas e famílias a se tornarem mais sustentáveis financeira e ecologicamente, reduzindo custos e aumentando a eficiência através de soluções de energia solar.

Últimos Artigos

Dúvidas sobre quanto vai custar o seu sistema de energia solar?

Clique aqui e calcule agora