Energia solar em Londrina: conheça os benefícios para a sua empresa

Pensando em também adotar a energia solar em sua empresa? Então confira neste novo conteúdo os principais benefícios da energia solar nas empresas. Afinal, não é só a economia que o uso dessa fonte de energia renovável traz para o seu negócio. 

Boa leitura!

Benefícios do uso da energia solar em empresas

A energia solar é um recurso totalmente renovável e sustentável

Quando se diz que a energia solar é uma fonte renovável de energia, significa que a luz do sol é uma fonte de energia constante e consistente. Ainda mais quando se trata de um país tropical como o Brasil, que recebe uma grande quantidade absurda de radiação solar durante todo o ano.

Além de ser renovável, ela é limpa, já que não emite poluentes nem utiliza matérias-primas escassas na natureza e ainda contribui para a diminuição da poluição sonora, já que seu . funcionamento é 100% silencioso e discreto, não produzindo ruídos desagradáveis, tais como a energia eólica, por exemplo. 

Por fim, é importante destacar que 97% dos dos painéis solares componentes podem ser reciclados posteriormente. Os vidros das placas podem ser 100% reconstruídos, e também o alumínio, que pode ser até 90% reciclado. Além disso, o silício cristalino e os polímeros também possuem bons níveis de recuperação. 

Marketing “empresa de sustentabilidade”

Por todos esses motivos mencionados acima, empresas que investem em energia solar passam a ser bem vistas em mercado que cada vez mais valoriza iniciativas ligadas à sustentabilidade.

Hoje, uma empresa com o propósito de preservação ambiental e bem estar da sociedade seduz a escolha de clientes e investidores. Ou seja,  o investimento na energia solar é a porta de entrada para se aproximar e conquistar cada vez mais  consumidores. 

Além disso, empresas adeptas à energia solar ganham um Selo Solar, uma certificação criada em 2012 para destacar empresas que contribuem com a redução dos impactos ambientais. Essas empresas são reconhecidas por mostrar que apostam em uma energia limpa e renovável, além de se posicionarem como promotores da causa.

Economia na conta de luz

Uma das principais vantagens do sistema de energia fotovoltaica para uma empresa é a economia em curto e longo prazo. 

Para começar, o preço da sua conta de luz vai diminuir radicalmente, principalmente no consumo instantâneo, podendo chegar a 95%.

E, apesar dos preços de painéis solares parecerem elevados, ao longo dos anos você vai economizar muito dinheiro. A expectativa de payback dos custos do sistema de energia solar é de aproximadamente 7 anos (menos de 1/4 de sua vida útil).

Assim, considerando o investimento no momento da compra e instalação do sistema fotovoltaico somado a mínima manutenção ao longo de toda a sua vida útil (aproximadamente 25 anos) e toda a energia gerada ao longo desses anos, fica claro que a energia solar é mais barata do que a energia comprada da distribuidora.

Financiamento da energia solar para empresas

A instalação de um sistema de energia solar pode necessitar de um investimento inicial alto e uma empresa que possua linhas de financiamento pode ser uma excelente escolha. 

Assim, prefira uma empresa de energia solar em Londrina que seja parceira de instituições financeiras e com fornecedores de equipamentos.

Fácil instalação e manutenção dos painéis solares

O sistema fotovoltaico é muito fácil de se instalar. Apesar de exigir mão de obra qualificada, em alguns até dias, o seu sistema já estará montado e funcionando. 

Na maioria dos casos, as placas solares e o inversor grid-tie são fixados em estruturas já existentes nos imóveis (madeiramento e alvenaria, respectivamente) e, quando necessário, requerem apenas pequenas adaptações. E, uma vez instalados todos os componentes, o inversor já pode ser configurado e ligado, e assim a geração de energia elétrica poderá começar. 

Já com relação à manutenção, por serem as placas solares resistentes às intempéries (chuva, vento e sol), elas têm uma vida longa e necessitam de pouca manutenção.

No mais, o sistema fotovoltaico não possui peças móveis, portanto, quase não há desgaste mecânico. Os painéis fotovoltaicos, quando bem instalados, podem durar mais de 25 anos apenas com uma limpeza semestral. 

E a manutenção elétrica do sistema pode ser realizada com menos frequência. Apenas uma vez ao ano é o suficiente para garantir a otimização da geração do sistema.

Ou seja, apesar de estarem funcionando e gerando energia 12 horas por dia, necessitam de uma manutenção, preventiva e corretiva, muito baixa.

E para saber mais sobre a instalação dos painéis de energia solar, vale a pena conferir nosso artigo Como preparar sua construção para a energia solar.

Valorização do seu imóvel 

Outro benefício da energia solar para a sua empresa é que, segundo dados do Ministério do Meio Ambiente, no Brasil os imóveis que geram energia limpa e soluções ecológicas, como a instalação de energia fotovoltaica, podem ter uma valorização no valor de 10% a 30%.

Ou seja, a instalação do sistema de energia solar é sempre um ótimo investimento!

Empresa de energia solar em Londrina 

Agora que você já conhece os principais benefícios da energia solar, é hora de conhecer a Bravo Energia, empresa de energia solar em Londrina.

Nossa equipe, formada por profissionais experientes e capacitados, desde 2014 já instalou mais de 300 projetos. Assim, se você busca uma empresa sólida, de qualidade e com um valor justo, está no lugar certo.

A Bravo Energia ajuda empresários a tornarem suas empresas mais sustentáveis financeira e ecologicamente, reduzindo custos e aumentando a eficiência através de soluções de energia solar.

E mais do que isso, nós damos oportunidades e esperança em meio a tempos de crise financeira e mudanças de mentalidade em gestão ambiental.

Gostou? Agora que você já sabe um pouco mais sobre  a energia solar em Londrina,  converse com um dos nossos especialistas para esclarecer todas as suas dúvidas e, claro, faça uma simulação para descobrir o quanto poderá economizar com a energia solar. Clique AQUI e simule! Teremos prazer em atendê-lo!

Carlos Bomfim

Carlos Bomfim

Últimos artigos