Linhas de financiamento ajudam a impulsionar mercado de energia solar

linhas de financiamento

Da Agência Ambiente energia.

As linhas de financiamento têm sido uma das grandes impulsionadoras do crescimento da energia solar no país. O último aliado de peso que o mercado solar ganhou foi a decisão do BNDES de priorizar o financiamento de fontes renováveis, em especial, a fotovoltaica, no final do ano passado.

energia solar 1 A mudança de diretriz do BNDES sinaliza uma melhora no gargalo do financiamento para a energia solar no país. E veio em boa hora. No final de 2016, o setor sofreu um revés com cancelamento do único leilão de reserva previsto para o ano.

Após o cancelamento do leilão!

O setor tem se mobilizado junto ao governo para tentar garantir pelo menos um leilão neste ano. Segundo Rodrigo Lopes Sauaia, diretor da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), o setor precisa de uma previsão de contratação a partir de 2019.  Até lá existe um volume importante de projetos já contratados.

Apesar da incerteza do acontecimento de novos leilões, a geração distribuída tem tentado garantir seu crescimento. O setor de micro e minigeração de energia solar fotovoltaica alcançou a marca de 7.504 sistemas instalados, um crescimento de 300% em 2016. Embora não tenha a escala das grandes usinas solares, a geração distribuída apresenta um crescimento orgânico e independente importante que tende a aumentar com a melhoria das condições de financiamento para os consumidores.

Hoje, apenas 15% das conexões de micro e minigeração estão nos telhados de comércios e empresas. Quase 80% dos sistemas são residenciais, e apenas 2% estão instalados nas indústrias.

Linhas de financiamento são a salvação para um setor onde o crédito escasso e caro para empresas e consumidores residenciais. Empresários do mercado de energia solar acreditam que o aumento do prazo de amortização e do valor financiado pelo BNDES deve impulsionar a presença de painéis solares nos telhados dos brasileiros, sobretudo, nas empresas, que agora têm um incentivo a mais no bolso para reduzir a tarifa de energia.

Reduza até 99% na sua conta de luz!

Você também poderá gostar de…

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.