Mercedes-Benz lança baterias para sistemas fotovoltaicos residencias

Escrito por bravoenergia

Em 17 Maio, 2017
baterias solares

Da Agência Ambiente Energia. A Daimler, dona da Mercedes-Benz, iniciou as vendas de suas primeiras unidades de baterias solares na Alemanha. Com a novidade, que ainda não tem data de chegada ao Brasil, a fabricante de veículos pretende concorrer, diretamente com a Tesla. As unidades são feitas com a mesma tecnologia de bateria de íons-lítio que é usada em carros híbridos da companhia. Cada bateria pode armazenar 2,5 kWh de energia. Os dispositivos podem ser ampliados e conter até oito baterias para uma capacidade de 20 kWh.

O sistema de armazenamento de energia residencial da Mercedes-Benz (Mercedes-Benz Energy Storage Home) permite que casas, empresas e usuários economizem recursos, ganhem maior autonomia e gerenciem de maneira mais eficiente a sua própria energia. O modelo disponibilizado recentemente pelo fabricante é de concepção compacta e modular, de vida longa e alta eficiência, o que permite otimizar o consumo de energia conforme a necessidade de cada usuário.

De acordo com a Mercedes-Benz, a bateria para armazenamento de energia residencial usa a mesma base de tecnologia da bateria de alto rendimento de lítio-íon dos veículos automotivos híbridos e elétricos de suas linhas de produção. Nota-se que, por isso, existe um grande interesse da tradicional marca alemã em manter e disponibilizar no mercado produtos inovadores em conformidade com os mais altos requisitos de segurança, qualidade e sustentabilidade.

O modelo da Mercedes-Benz pode armazenar a energia elétrica produzida, por exemplo, por um sistema solar, tipo fotovoltaico. Esse sistema possui a vantagem de ser usado mesmo quando o sol não está brilhando. Mais ainda, esse sistema de energia renovável permite que seja utilizado em conjunto com uma fonte de energia convencional (via Concessionária). Além de proteger contra os custos inerentes às flutuações das contas mensais de energia, o sistema também pode ser configurado para o funcionamento em regime de backup, para uma situação que tenha necessidades de energia alternativa.
A Mercedes-Benz diz que os componentes de seu sistema variarão individualmente para cada domicílio. A maioria provavelmente incluirá um sistema solar, um inversor de bateria, um sistema de gerenciamento de energia e as próprias baterias. Segundo o próprio fabricante, os preços variam, mas os relatórios sugerem que um sistema padrão doméstico custará cerca de US$ 10.000,00, incluindo o inversor e a instalação.
O inversor da SMA Sunny Island é o equipamento aprovado e recomendado para uso conjunto com as baterias da Mercedes-Benz. Tanto para operação sincronizada com a rede convencional como fora (independente). O sistema SMA é caracterizado sobretudo pelo ajuste sazonal do uso da bateria e o carregamento baseado em prognóstico integrado definido pela intensidade da radiação solar diária. A operação conjunta pode ser adicionalmente integrado com um sistema de gerenciamento ou monitoração de energia.
Segundo a fabricante, usar a energia solar permitirá aumento de 65% com baterias no consumo de energia das casas particulares.
Para clientes de menor porte, a companhia oferece um outro pacote de serviços. Este inclui instalação de painéis solares, a bateria para armazená-la, um inversor de bateria e sistema de gerenciamento de energia. O custo total é cerca de 10 mil dólares.
Utilizar unidades de armazenamento, combinada com energia solar, permitirão que casas particulares aumentem seu consumo de energia em até 65%.

Algumas características técnicas das baterias solares:

  • Dimensões: L: 470 mm x P: 290 mm x A (máx. e mín.): 1170 mm / 420 mm
  • Massa total (máximo e mínimo): 133 kg / 37 kg
  • Grau de proteção: IP20
  • Número de módulos de baterias para formar uma unidade: 1 até 8
  • Capacidade armazenamento de energia: 2,5 kWh até 20 kWh
  • Faixa de tensão operacional 43,5 V a 53,5 V
  • Número de ciclos completos: 8000
  • Capacidade esperada após 10 anos: >80 %
  • Eficiência: 97 %

Reduza até 99% na sua conta de luz!

Você também poderá gostar de…

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.