Além das placas solares o que mais preciso para gerar minha própria energia?

Placas solares

O sistema de geração de energia solar fotovoltaica não consiste somente em placas solares e inversores. É verdade que cerca de metade do custo total de um sistema corresponde aos módulos. No entanto, escolher o restante dos equipamentos é uma parte importante para o correto desenvolvimento do projeto.

Em poucos minutos é possível selecionar as marcas de um módulo solar ou então cotar o preço de um painel solar em uma loja virtual. No entanto, você pode demorar algumas horas para descobrir como instalar os módulos no telhado, selecionar o sistema correto de fixação, dimensionar os cabos, a proteção CC e CA, etc.

placas solares

Existe um termo originado no inglês, que denomina os vários equipamentos que compõem os geradores fotovoltaicos. Chamado de BOS (Balance of System), ou equilíbrio de sistema em tradução livre. Este artigo traz uma lista com os principais itens que são utilizados em sistemas fotovoltaicos e também um guia para auxiliar na escolha dos mesmos.

Dependendo da complexidade do projeto, é melhor recorrer a um profissional habilitado para tal. Se você precisar de ajuda em seu projeto, acesse nosso simulador solar.

Na tabela abaixo, mostramos quais peças são essenciais para a montagem de um sistema fotovoltaico:

Banco de baterias; tensão de fornecimento; consumo de energia; número de dias de autonomia; aplicaçãoControlador de cargaTensão da bateria; tensão e corrente do sistema fotovoltaicoCabos da bateriaDistância entre controlador de carga e inversorSistema de monitoramento da bateriaTipo da bateria e controlador de carga

EquipamentoFator de Decisão
Painéis solares fotovoltaicosDimensões do telhado, preço, disponibilidade, tamanho do projeto, condições de temperatura e integração com arquitetura
InversorTamanho do sistema, disponibilidade e eficiência.
MontagemLocal de montagem (telhado, chão, inclinação) e tipo de superfície
FixaçãoTipo de telhado (cerâmico, barro, metálico, fibrocimento, etc)
Fios de aterramentoEstrutura de montagemCaixas de junçãoEspecificação do inversorProteção CC e CAEspecificação do inversorDisjuntores e interruptoresProteção CC e CA, secção transversal (bitola) dos fios, correnteTipo e bitola dos fiosDistância, condições do ambiente (umidade, radiação solar, etc.), tensão e correnteConexão dos módulosTipo do móduloMediçãoVerificar com concessionária localSistemas off-grid (autônomos)

Vinicius Miranda e Danilo Franco – Bravo Energia

Reduza até 99% na sua conta de luz!

Você também poderá gostar de…

4 Comentários

  1. Dalnei de Assunção de Castro

    Olá. Quero trabalhar como representante aqui em SC. Visitar as empresas e oferecer o produto. Me indique como proceder.
    Sou leigo no assunto mas tenho a lista da Celesc das 100 maiores consumidoras de energia da região.
    Quero fazer um trabalho de consciência energética com eles apoiado pelo SEBRAE e oferecer o produto de produção de energia fotovoltaica.
    Abraço.

    Responder
    • bravoenergia

      Prezado,

      Iremos entrar em contato. Obrigado.

      Responder
  2. Gedslmo ioshifa

    Gostaria entrar em contacto com voceis para representar voceis em umuarama PR

    Responder
    • bravoenergia

      Gedslmo, favor enviar e-mail para [email protected] com seu número de contato. Att

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.