Telhados solares poderiam superar a geração total de eletricidade do Brasil

telhados

Da Agência Ambiente Energia.

O uso de painéis solares nos telhados das casas tem se mostrado uma tendência crescente. Segundo Rodrigo Sauaia, presidente executivo da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), o Brasil seria um grande candidato aos telhados solares que poderiam superar com folga a geração total de eletricidade do Brasil.

“Somente no segmento residencial, o potencial técnico de geração de energia distribuída é de 164 GW (gigawatts). Isso é mais do que os 149 GW produzidos pelo sistema elétrico brasileiro em 2015. E ainda por cima é uma energia limpa e renovável”, firmou.

Reforçando a importância do uso de painéis solares nas residências, um estudo da organização não governamental (ONG) Greenpeace sobre microgeração energética revela que 72% dos pesquisados de todas as classes sociais comprariam um equipamento de energia solar fotovoltaica se houvesse linhas de crédito com juros baixos.

Atualmente, há cerca de seis mil sistemas fotovoltaicos instalados nas residências que geram cerca de 70 MW (megawatts). É uma capacidade instalada de energia suficiente para iluminar 30 mil casas por ano, em média.

20160412 161722“Até 2020, considerando tanto o mercado de leilões de energia solar quanto o de geração distribuída (onde se encaixa o segmento residencial), o Brasil deve criar até 60 mil empregos diretos com energia solar fotovoltaica, e mais 100 mil vagas indiretas”, prevê o presidente executivo da Absolar.

Reduza até 99% na sua conta de luz!

Você também poderá gostar de…

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.