A energia solar e seus usos – Série Noções Básicas de Energia Solar – Parte 2

No ultimo capítulo da série falamos um pouco sobre o que é a energia solar e como ela pode ser usada. Neste capítulo, vamos falar um pouco mais sobre a energia solar e das suas aplicações.

Não há dúvida de que a energia solar é uma fonte de energia alternativa eficaz. Permite que a luz solar seja convertida em energia elétrica com o uso de módulos fotovoltaicos.

Embora não seja de forma alguma uma nova fonte de energia, nos últimos anos tem ganhado mais popularidade como uma alternativa viável e você pode ver isso com a riqueza de informações que estão disponíveis online e em outros lugares.

Uma das principais razões pelas quais a maioria dos nossos clientes vêm nos procurar é o custo cada vez maior das contas de luz e o aumento das tarifas de energia com bandeira vermelha, etc. 

Além disso, a energia solar ajuda a evitar alguns problemas ambientais, como o esgotamento das reservas de combustível fóssil, poluição, aquecimento global, o buraco na camada de ozônio e o derretimento das calotas polares. É uma energia limpa.

Você também pode economizar dinheiro a longo prazo após seu investimento inicial na instalação do sistema de energia solar. Você pode ter até 500% de retorno sobre seu investimento em até 25 anos. Melhor que a poupança, não?

A demanda de energia da maioria dos estabelecimentos comerciais, residenciais e industriais podem ser supridos por sistemas de energia eficientes. 

Como mencionei na última edição, alguns locais remotos que não têm fácil acesso a fontes de energia convencionais geralmente optam por energia solar. Barcos de luxo e veículos recreativos também podem fazer uso da energia solar.

Os painéis solares são volumosos e feios de se olhar, especialmente se você os colocar no telhado da maneira errada. Aqui na Bravo Energia nós temos cuidado em instalar os painéis sempre da maneira mais adequada ao tipo do seu telhado, o que minimiza esse problema. 

Para o futuro, algumas alternativas estão sendo testadas e implementadas, como as telhas solares. Apesar desta tecnologia ainda não ter se propagado, as telhas fotovoltaicas prometem ser uma ótima alternativa.

Você pode usar a energia solar para uso doméstico como:

  1. Ar-condicionado para os dias frios ou dias quentes sem se preocupar com o valor gasto na conta de energia;
  2. Todos os eletrodomésticos da cozinha ao mesmo tempo e ter energia mesmo em horário de pico;
  3. Televisão e Netflix para diversão com a família;
  4. Chuveiro-elétrico sem se preocupar com a bandeira vermelha;
  5. E qualquer equipamento que use energia elétrica.

Você pode usar a energia solar para uso industrial ou agronegócio, como:

  1. Usar máquinas de alto consumo energético sem perda de desempenho;
  2. Tornar uma indústria inteira autossuficiente em energia elétrica e tornar o passivo da conta de energia em um ativo da empresa que vai extrair lucro do teto;
  3. Levar energia para lugares remotos e alimentar a tecnologia necessária para a revolução do agronegócio.

Ao usar a energia solar, você pode se beneficiar, desde que o sistema funcione de maneira adequada e eficiente. Não corte seu suprimento de eletricidade existente. Uma vez que você pode ganhar dinheiro vendendo seu excesso de produção para a rede da concessionária local. 

Ao usar a energia solar você notará uma redução substancial na conta de energia elétrica nos próximos meses.

Aproveite os programas especiais, subsídios e empréstimos oferecidos pelo governo federal feitos para pessoas que desejam inovar utilizando a energia solar. Veja esse caso de um cliente nosso que conseguiu empréstimo e teve sua instalação concluída em menos de uma semana e descubra como você pode conseguir também.

A energia solar tem muitos usos e não é limitada apenas para uso residencial. Descubra outras maneiras de usar a energia solar. Use-o agora para ajudar a resolver as três questões mencionadas neste capítulo da série.

Fique atento e certifique-se de voltar aqui para ver o próximo capítulo da série que sairá em breve. Vamos falar mais sobre algumas das vantagens de usar a energia solar em sua casa.

Carlos Bomfim

Carlos Bomfim

Últimos artigos