Vantagens e Desvantagens de usar a energia solar em sua Residência ou Empresa – Série Noções Básicas de Energia Solar – Parte 3

No último capítulo da série falamos sobre a energia solar e seus usos. 

Neste capítulo, abordaremos algumas das vantagens de usar a energia solar em sua casa.

Não há nada de errado em ser amigo do ambiente. Na verdade, a Terra precisa de tantas pessoas quanto possível aderindo energia solar para ajudar a aliviar alguns dos problemas que está enfrentando atualmente. 

Existem vantagens em usar a energia solar para residências ou empresas. Isso nos leva à primeira vantagem da energia solar fotovoltaica.

VANTAGENS DA ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA

1. Meio ambiente mais seguro e limpo:

Não há dúvida de que os combustíveis fósseis sempre serão usados ​​para gerar eletricidade, mas com a queima contínua de combustíveis, o aquecimento global também vai piorar.

Aqui no Brasil a maior parte da energia é hidroelétrica. Apesar de limpa ela gera grandes impactos ambientais negativos como inundações por causa das represas. O que modifica drasticamente o meio ambiente, isso significa desequilíbrio ambiental.

A energia solar é favorável ao meio ambiente. É uma excelente forma de energia renovável e limpa. Você não contribuirá para o problema da poluição, ao contrário dos combustíveis fósseis e energia hidroelétrica. 

Assim, você pode ajudar a salvar o meio ambiente. E nós precisamos nos preocupar com que mundo estamos deixando para nossos filhos e netos.

Devido a este fato, as pessoas já estão optando por casas, empresas e até indústrias movidas a energia solar hoje em dia. Você não precisa ser rico e famoso para usar a energia solar, pois os sistemas solares são mais acessíveis atualmente.

Mas nem só de altruísmo vive a energia solar. Se não houver retorno, não há negócio e nada se sustenta. Por isso, optamos pela energia solar fotovoltaica. Além de ajudar o meio ambiente, ela é SUSTENTÁVEL.

2. Energia sustentável

Quanto você está pagando pela conta de luz todos os meses?

Muitos proprietários de casas e principalmente empresários têm os bolsos doloridos por causa das despesas com eletricidade. Uma forma de reduzir sua conta de luz é optando pela energia solar.

Durante a fase inicial de uso de energia solar, você precisará investir dinheiro. Pense nisso como um investimento em que você pode se beneficiar a longo prazo. E com poucos anos, o dinheiro investido é multiplicado algumas vezes. É muito lucro no bolso de quem têm.

A energia solar é gratuita, pois você usará a energia do sol para criar eletricidade e o valor investido será recuperado a partir do 3 ano. O que a torna sustentável. Não só é viável como a energia solar se paga em poucos anos e o resto do tempo é lucro que você extrai do teto.

A melhor coisa sobre a energia solar é que você pode diminuir suas contas mensais de eletricidade. Se você puder converter sua casa em uma casa totalmente movida a energia solar, faça agora. 

Você certamente se beneficiará muito e não se preocupará se os preços das tarifas aumentarem e a bandeira vermelha, o que sempre acontece. Nem mesmo irá se preocupar com as quedas de energia.

3. Imunidade à quedas de energia

Quedas de energia geralmente ocorrem quando há problemas, mas contanto que você tenha energia solar off-grid, você pode aproveitar o uso de aparelhos elétricos continuamente. Para aqueles que estão interessados ​​em energia solar, e querem ser independentes da concessionárias, é a opção ideal.

Nós temos um cliente, o Colégio São José, que já expandiu 2 vezes o seu projeto e agora é autossuficiente em energia elétrica com economia de mais de R$ 6.000,00/mês. Fora que agora eles podem colocar ar-condicionado em todas as salas de aula, algo inimaginável antes pelos custos elevados.

Em tudo o que você encontra aqui na terra, há vantagens e desvantagens. É verdade que a energia solar tem muitas vantagens, mas você também precisa examinar as desvantagens. 

Você precisa pesar as coisas antes de considerar a opção por casas movidas a energia solar. E nosso papel é sermos sinceros para você tomar a decisão mais adequada a sua realidade.

DESVANTAGENS DA ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA

1. Custo de investimento inicial

Pense nisso como um investimento, que no futuro trará lucros enormes – até milionários.

Mas não podemos negar que o custo de investimento inicial, mas até isso hoje é fácil de ser resolvido com os incentivos para financiamento em energia solar. E o melhor de tudo é que em pouco tempo o financiamento estará pago e a sua instalação continuará economizando para você.

2. Impacto ambiental

Outra desvantagem é o impacto ambiental deixado pela extração dos materiais necessários para construção dos painéis solares. No entanto, o impacto é bem menor que as hidrelétricas e combustíveis fósseis.

O que aprendemos com isso é que estamos distantes de uma fonte de energia renovável, 100% limpa e sem impactos ambientais. No entanto, sem dúvidas, a energia solar é a mais prática, mais viável financeiramente, mais sustentável e com menos impactos ambientais.

3. Não conectada à rede pode ser um problema

Há ainda a desvantagem é usar a energia solar não conectada à rede local de energia, mas para alguns casos específicos, essa é uma grande vantagem.

 Fique atento e certifique-se de voltar aqui para ver o próximo capítulo da série que sairá na próxima semana. Vamos falar dos benefícios da energia solar.

Carlos Bomfim

Carlos Bomfim

Últimos artigos