O que é a energia solar e como ela pode ser usada – Série Noções Básicas de Energia Solar – Parte 1

Em cada capítulo, você aprenderá informações valiosas sobre a energia solar, formas de uso, vantagens e desvantagens.

A energia solar tem sido usada há muitos anos, mas mesmo com os avanços tecnológicos recentes, o fato é que ela ainda não é utilizada em todo o seu potencial. 

Pesquisadores e cientistas estão continuamente se esforçando para fazer melhorias para que os consumidores possam usar a energia solar como uma alternativa de baixo custo.

A energia solar pode ser dividida em duas grandes categorias. A energia solar térmica, que consiste na utilização do “calor” gerado pelo sol, e a energia solar fotovoltaica, que é a conversão da luz solar diretamente em eletricidade. Nessa série daremos ênfase na energia solar fotovoltaica.

Para entender melhor a energia solar, primeiro você deve conhecer alguns de seus componentes. Em primeiro lugar, as células fotovoltaicas. Essas células são responsáveis ​​por converter os raios do sol em eletricidade. Um painel solar contém várias células fotovoltaicas que geram a energia. 

Quando se trata de usar a energia solar, você precisa entender as diferenças entre os ramos da energia solar.

Como a energia solar pode ser utilizada?

A energia solar pode ser usada em várias aplicações: para alimentar uma casa, uma empresa, uma indústria, um comércio, uma empresa rural, etc. Os sistemas fotovoltaicos são dimensionados de acordo com a necessidade do cliente. Por exemplo, há cidades inteiras que são alimentadas por usinas solares. Vale lembrar que não importa o tamanho do sistema, seja pequeno ou grande… ele sempre traz lucros altos e grandes benefícios para seus clientes.

Quais as principais formas de sistemas fotovoltaicos?

– Geradores solares off-grid

São sistemas totalmente desconectados da rede elétrica, não tem nenhuma associação com as concessionárias de energia. Podem ser entendidos como sistemas independentes e autossuficientes.

A energia é gerada pelas células fotovoltaicas, armazenadas em baterias e ligada a um inversor que adequa energia para consumo. Muitos consumidores estão utilizando esse tipo de sistema para produzir energia, mas antes de instalá-lo é necessário avaliar suas possibilidades e vantagens de instalação para cada caso em particular.

A característica de não serem ligados a rede de energia traz algumas vantagens. Você pode usar esse sistema off-grid para  alimentar sua casa e, também, para alimentar equipamentos isolados, como iluminação em um jardim distante, bombas de água em lugares remotos, etc.

– Geradores solares on-grid

A nossa especialidade aqui na Bravo. Você instala um sistema conectado à rede de energia elétrica. O sistema abastece a sua instalação e o que você não consumir durante o dia é enviado para a rede de energia. Entretanto, a concessionária de energia te paga com créditos pela energia que você injetou na rede.

Porém, se o seu consumo mensal for maior do que o atendido pelo seu sistema, a concessionária te fornece energia da rede elétrica. Mas como você sempre injetou energia e tem créditos acumulados, sua conta fica sempre baixa. Os sistemas on-grid asseguram sua demanda de energia em situações extremas, como em muitos dias chuvosos.

No atual cenário tecnológico, sistemas ligados na rede são, quase sempre, mais convenientes e proveitosos que os sistemas desligados da rede. São mais baratos de instalar que os sistemas off-grid e seu retorno financeiro é mais rápido e vantajoso. 

Instalar circuitos e sistemas elétricos é sempre uma tarefa perigosa e deve ser feita por um profissional capacitado, por uma empresa confiável – que siga as normas e regras de segurança nacionais.

Instalando painéis em seu telhado, um sistema fotovoltaico de energia solar pode beneficiá-lo de várias maneiras, incluindo a redução de suas contas de energia em até 99%, por mais de 25 anos.

Conclusão

O uso da energia solar está sendo aprimorado ano após ano com os avanços da tecnologia. Cientistas e pesquisadores estão descobrindo novas maneiras de usar a energia solar na sua potencialidade máxima. 

Vários anos atrás, usar a energia solar era bastante caro, mas hoje você pode aproveitar seus benefícios com um pequeno investimento. Inclusive o retorno acontece de 3 a 6 anos após a instalação e você terá outros 25 anos de uso dos painéis que são lucro para você. Em alguns casos, a economia é de vários milhares de reais, vários milhões, depende do tamanho do sistema.

A tecnologia na energia solar está a todo vapor, avançando muito, e não há dúvidas de que é uma alternativa viável para quem deseja utilizá-la. Os benefícios são enormes, para os clientes e para o meio ambiente.

Fique atento e certifique-se de voltar aqui para ver o próximo artigo da série que sairá em breve. Vamos falar mais sobre a energia solar e seus usos.

Carlos Bomfim

Carlos Bomfim

Últimos artigos