Em cada capítulo, você aprenderá informações valiosas sobre a energia solar, formas de uso, vantagens e desvantagens.
A energia solar tem sido usada há muitos anos, mas mesmo com os avanços tecnológicos recentes, o fato é que ela ainda não é utilizada em todo o seu potencial.
Pesquisadores e cientistas estão continuamente se esforçando para fazer melhorias para que os consumidores possam usar a energia solar como uma alternativa de baixo custo.
A energia solar pode ser dividida em duas grandes categorias. A energia solar térmica, que consiste na utilização do “calor” gerado pelo sol, e a energia solar fotovoltaica, que é a conversão da luz solar diretamente em eletricidade. Nessa série daremos ênfase na energia solar fotovoltaica.
Para entender melhor a energia solar, primeiro você deve conhecer alguns de seus componentes. Em primeiro lugar, as células fotovoltaicas. Essas células são responsáveis por converter os raios do sol em eletricidade. Um painel solar contém várias células fotovoltaicas que geram a energia.
Quando se trata de usar a energia solar, você precisa entender as diferenças entre os ramos da energia solar.
Como a energia solar pode ser utilizada?
A energia solar pode ser usada em várias aplicações: para alimentar uma casa, uma empresa, uma indústria, um comércio, uma empresa rural, etc. Os sistemas fotovoltaicos são dimensionados de acordo com a necessidade do cliente. Por exemplo, há cidades inteiras que são alimentadas por usinas solares. Vale lembrar que não importa o tamanho do sistema, seja pequeno ou grande… ele sempre traz lucros altos e grandes benefícios para seus clientes.
Quais as principais formas de sistemas fotovoltaicos?
– Geradores solares off-grid
São sistemas totalmente desconectados da rede elétrica, não tem nenhuma associação com as concessionárias de energia. Podem ser entendidos como sistemas independentes e autossuficientes.
A energia é gerada pelas células fotovoltaicas, armazenadas em baterias e ligada a um inversor que adequa energia para consumo. Muitos consumidores estão utilizando esse tipo de sistema para produzir energia, mas antes de instalá-lo é necessário avaliar suas possibilidades e vantagens de instalação para cada caso em particular.
A característica de não serem ligados a rede de energia traz algumas vantagens. Você pode usar esse sistema off-grid para alimentar sua casa e, também, para alimentar equipamentos isolados, como iluminação em um jardim distante, bombas de água em lugares remotos, etc.
– Geradores solares on-grid
A nossa especialidade aqui na Bravo. Você instala um sistema conectado à rede de energia elétrica. O sistema abastece a sua instalação e o que você não consumir durante o dia é enviado para a rede de energia. Entretanto, a concessionária de energia te paga com créditos pela energia que você injetou na rede.
Porém, se o seu consumo mensal for maior do que o atendido pelo seu sistema, a concessionária te fornece energia da rede elétrica. Mas como você sempre injetou energia e tem créditos acumulados, sua conta fica sempre baixa. Os sistemas on-grid asseguram sua demanda de energia em situações extremas, como em muitos dias chuvosos.
No atual cenário tecnológico, sistemas ligados na rede são, quase sempre, mais convenientes e proveitosos que os sistemas desligados da rede. São mais baratos de instalar que os sistemas off-grid e seu retorno financeiro é mais rápido e vantajoso.
Instalar circuitos e sistemas elétricos é sempre uma tarefa perigosa e deve ser feita por um profissional capacitado, por uma empresa confiável – que siga as normas e regras de segurança nacionais.
Instalando painéis em seu telhado, um sistema fotovoltaico de energia solar pode beneficiá-lo de várias maneiras, incluindo a redução de suas contas de energia em até 99%, por mais de 25 anos.
Conclusão
O uso da energia solar está sendo aprimorado ano após ano com os avanços da tecnologia. Cientistas e pesquisadores estão descobrindo novas maneiras de usar a energia solar na sua potencialidade máxima.
Vários anos atrás, usar a energia solar era bastante caro, mas hoje você pode aproveitar seus benefícios com um pequeno investimento. Inclusive o retorno acontece de 3 a 6 anos após a instalação e você terá outros 25 anos de uso dos painéis que são lucro para você. Em alguns casos, a economia é de vários milhares de reais, vários milhões, depende do tamanho do sistema.
A tecnologia na energia solar está a todo vapor, avançando muito, e não há dúvidas de que é uma alternativa viável para quem deseja utilizá-la. Os benefícios são enormes, para os clientes e para o meio ambiente.
Fique atento e certifique-se de voltar aqui para ver o próximo artigo da série que sairá em breve. Vamos falar mais sobre a energia solar e seus usos.