Cuidados ao contratar uma empresa de energia solar em Londrina

Pensando em também adotar a energia solar em sua casa ou empresa? Então confira neste novo conteúdo os cuidados que você deve ter na hora de contratar uma empresa de energia solar em Londrina e região. Afinal, qualquer descuido pode trazer, além de prejuízos financeiros, muita dor de cabeça. 

Boa leitura!

 

O crescimento da energia solar no Brasil

De acordo com as estimativas da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), em 2021 a potência instalada de energia solar fotovoltaica crescerá 5,09 GW no país, o que representa um aumento de 68% em relação ao acumulado até o fim de 2020. 

E, em decorrência desse interesse crescente pela energia solar, cresceu também no Brasil o número de empresas atuando no setor. Estima-se que hoje, em todo o país, existam mais de 20 mil empresas de energia solar.

O problema é que entre tantas empresas, existem muitas delas que são despreparadas e não conseguem entregar aquilo que prometem. 

Como você já deve saber, uma das grandes vantagens do sistema de energia solar fotovoltaica é sua longa vida útil, que pode passar de 30 anos. Assim, é imprescindível contratar uma empresa que possa garantir um pós-venda eficiente por um longo período, com uma equipe de profissionais qualificados e capacitados.

Por isso, na hora de escolher uma empresa de energia solar, deve-se observar alguns fatores, a fim de se evitar problemas no curto e médio prazo.

6 dicas práticas para escolher a empresa certa de energia solar em Londrina 

1. Avalie a experiência e histórico da empresa

É fundamental escolher uma empresa de energia solar que tenha experiência no assunto e já tenha finalizado grandes projetos. 

Assim, na hora de escolher uma empresa de energia solar em Londrina faça as seguintes perguntas: 

  • Quantos projetos de grande porte a empresa possui? 
  • Quantos clientes já foram atendidos? 
  • Quais são esses clientes? 
  • A empresa já atendeu empresas de grande porte?

Dependendo das respostas, você verá se está ou não diante de uma empresa com experiência e capacidade técnica suficiente para tocar o seu projeto. 

2. Fale com clientes atendidos pela empresa de energia solar em Londrina 

Outra dica importante é pegar referências com outras pessoas que já foram atendidas pela empresa de energia solar. 

Então, pegue o telefone de clientes da empresa e entre em contato para saber se estão mesmo satisfeitos com o trabalho apresentado. Geralmente, o nome desses clientes, quando são pessoas jurídicas,  podem estar no próprio site da empresa.

Mas claro, não se limite a esses. Pesquise nas redes sociais da empresa que você está contratando e pesquise outros clientes para entrar em contato.

3. Quadro técnico 

Questione a empresa sobre a presença de pessoas capacitadas tecnicamente no seu quadro de funcionários. É importante que existam engenheiros eletricistas, engenheiros de energias e de outras áreas técnicas que podem ser necessárias para seu projeto.

Se julgar necessário, peça o currículo dos funcionários que atuarão no projeto e registro no sistema CONFEA.

4. Questione a documentação do pós-obra

Você está adquirindo um sistema solar fotovoltaico que apesar de possuir manutenções baixíssimas se bem instalado, não deixa de ser uma obra de engenharia, por isso questione:

  • Como será a entrega deste sistema para o cliente final? 
  • Você receberá quais documentos? 
  • Como deve ser feita a manutenção e operação do sistema caso necessário?

Verifique também antes da contratação o que você receberá de documentos junto ao sistema instalado. É imprescindível receber uma cópia da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) e o contrato com a concessionária de energia em que o sistema for homologado. 

5. Pós-venda e garantias

Outro ponto importante é verificar se a empresa de energia solar realiza um pós-venda eficiente. Afinal, seu sistema fotovoltaico terá vida longa e será preciso contar com alguém que possa te atender daqui a  10, 15 anos se necessário. 

Também é necessário esclarecer qual a garantia do serviço de instalação da empresa e de outros equipamentos do sistema como a estrutura. 

Mas atenção: não basta solicitar essas informações, é necessário que todas elas estejam previstas em contrato. Só assim elas terão validade. 

6. Possibilidade de financiamento

A instalação de um sistema de energia solar pode necessitar de um investimento inicial alto e uma empresa que possua linhas de financiamento pode ser uma excelente escolha. 

Assim, prefira uma empresa de energia solar em Londrina que seja parceira de instituições financeiras e com fornecedores de equipamentos. 

Empresa de energia solar em Londrina 

A Bravo Energia é uma empresa de energia solar em Londrina, atuamos em todos bairros da cidade.

Nossa equipe, formada por profissionais experientes e capacitados, desde 2014 já instalou mais de 300 projetos. Assim, se você busca uma empresa sólida, de qualidade e com um valor justo, está no lugar certo.

A Bravo Energia ajuda empresários a tornarem suas empresas mais sustentáveis financeira e ecologicamente, reduzindo custos e aumentando a eficiência através de soluções de energia solar.

E mais do que isso, nós damos oportunidades e esperança em meio a tempos de crise financeira e mudanças de mentalidade em gestão ambiental.

 

Gostou? Agora que você já sabe um pouco mais sobre  a energia solar em Londrina,  converse com um dos nossos especialistas para esclarecer todas as suas dúvidas e, claro, faça uma simulação para descobrir o quanto poderá economizar com a energia solar. Clique AQUI e simule! Teremos prazer em atendê-lo!

 

Dúvidas sobre quanto vai custar o seu sistema de energia solar?

Clique aqui e calcule agora