O número de pessoas e empresas que adotam a energia solar não para de crescer na região de Londrina, acompanhando uma tendência nacional. E a cada notícia sobre aumento na conta de energia elétrica, mais pessoas procuram por energia solar em Londrina. Afinal, com ela é possível gerar uma grande redução nos valores das faturas de energia, bem como diminuir os impactos ambientais causados pelas fontes de energia convencionais.
Mas para que você entenda melhor o panorama da energia solar em Londrina, e também em todo o Estado do Paraná, separamos algumas informações interessantes. Acompanhe!
Panorama da energia solar fotovoltaica no Paraná
Posicionado no 5º lugar do ranking estadual de geração distribuída segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), o Paraná responde sozinho por 6,1% de todo o parque brasileiro de energia solar distribuída.
O estado já soma 284,6 megawatts (MW) em operação nas residências, comércios, indústrias, propriedades rurais e prédios públicos. Sendo assim, o estado configura-se como um dos principais geradores de energia fotovoltaica do Brasil, principalmente em cidades como Curitiba (844 instalações), Maringá (666), Cascavel (648) e Londrina (615).
Quer mais? O estado possui 18.509 conexões operacionais, espalhadas por 385 municípios, ou aproximadamente 96,5% dos 399 municípios da região. Atualmente, são cerca de 19.048 consumidores de energia elétrica que já contam com redução na conta de luz e maior autonomia e segurança elétrica.
Potencial de energia solar no Paraná
O estado do Paraná conta com uma média de 1.986 kWh/m² ao ano e, embora não possua um dos melhores potenciais energéticos do país, a região ainda gera energia pela luz solar de forma eficiente.
E na nossa região não seria diferente, a geração de energia solar em Londrina atende à demanda de diversas residências, estabelecimentos comerciais, indústrias e, até mesmo, propriedades rurais.
Sistemas de energia solar em Londrina
Para instalar um sistema fotovoltaico em uma residência ou empresa, é necessário que o projeto de instalação seja aprovado pela Companhia Paranaense de Energia (Copel).
Dessa forma, os painéis solares instalados no telhado do imóvel serão capazes de captar a luminosidade e enviá-la para o inversor solar, que converte a luz do sol de corrente contínua para corrente alternada, gerando energia elétrica para as tomadas, luzes e aparelhos eletrônicos do ambiente.
Entretanto, no nosso estado, por serem considerados microgeradores, todo consumidor que produz a própria energia será taxado pelo chamado “imposto do sol”, estabelecido pelo governo do estado. Ou seja, eles deverão arcar com impostos ao utilizarem sistemas de até 1 MW de potência por 48 meses.
Preço de instalação do sistema de energia solar em Londrina
De acordo com a área de instalação, consumo médio de energia por mês e tamanho da residência, empresa ou indústria, os valores de sistemas fotovoltaicos podem variar.
Porém, se no passado o custo era muito elevado, devido ao avanço tecnológico o sistema pode ser adquirido por um valor bem mais barato e acessível.
Dados do mercado apontam que, na última década, houve a redução de preço de sistemas fotovoltaicos em quase 90%.
Já quando falamos do retorno do investimento para instalação de energia solar em Londrina, ao longo dos anos você vai economizar muito dinheiro. A expectativa de payback dos custos do sistema de energia solar é de aproximadamente 7 anos (menos de 1/4 de sua vida útil).
Assim, considerando o investimento no momento da compra e instalação do sistema fotovoltaico somado a mínima manutenção ao longo de toda a sua vida útil (aproximadamente 25 anos) e dividir pela energia gerada ao longo desses anos, fica claro que a energia solar é mais barata do que a energia comprada da distribuidora.
Energia solar em Londrina é investimento
Sim! Isso mesmo que você leu! A instalação de energia solar faz com que você consiga cortar ou diminuir abruptamente uma despesa recorrente, qual seja, a conta de luz. Ou seja, é como se o dinheiro aplicado na compra dos equipamentos estivesse “rendendo”.
E outra: mesmo usando um imóvel de aluguel, é possível economizar com a energia solar, já que você pode instalar o sistema fotovoltaico on-grid em qualquer lugar e, por meio do registro do seu CPF ou CNPJ utilizar o que é gerado em outro lugar. Afinal, a eletricidade produzida por meio dos seus painéis de energia solar irá resultar em créditos que a companhia de energia registrará no seu nome ou da sua empresa.
Porém, é importante que você procure uma empresa especialista no assunto. Somente uma empresa com profissionais altamente capacitados podem te ajudar na instalação correta dos equipamentos e também na regularização de toda a documentação junto a COPEL.
Empresa de energia solar em Londrina
A Bravo Energia é uma empresa de energia solar em Londrina, atuamos em todos bairros da cidade.
Nossa equipe, formada por profissionais experientes e capacitados, desde 2014 já instalou mais de 300 projetos. Assim, se você busca uma empresa sólida, de qualidade e com um valor justo, está no lugar certo.
A Bravo Energia ajuda empresários a tornarem suas empresas mais sustentáveis financeira e ecologicamente, reduzindo custos e aumentando a eficiência através de soluções de energia solar.
E mais do que isso, nós damos oportunidades e esperança em meio a tempos de crise financeira e mudanças de mentalidade em gestão ambiental.
Gostou? Agora que você já sabe um pouco mais sobre a energia solar em Londrina, converse com um dos nossos especialistas para esclarecer todas as suas dúvidas e, claro, faça uma simulação para descobrir o quanto poderá economizar com a energia solar. Clique AQUI e simule! Teremos prazer em atendê-lo!