Use o ar-condicionado sem culpa neste verão – Benefícios da Energia Solar

E o verão com suas altas temperaturas está de volta e com ele vem também o aumento da conta de energia elétrica por conta do uso do ar-condicionado. A boa notícia é que dá pra amenizar o desconforto térmico sem gastar muito fazendo uso da energia solar.

Interessante, não? Pois, neste artigo, vamos te mostrar as vantagens do uso da energia solar no funcionamento do ar-condicionado, principalmente em regiões como a nossa. Segundo os meteorologistas, em Maringá a previsão para este verão é de  dias consecutivos de tempo seco e temperaturas elevadas, ocasionando períodos de desconforto térmico. 

O impacto do ar-condicionado na conta de energia elétrica

O ar-condicionado pode ser o grande vilão do seu verão, uma vez que, quando usado de forma intensa, seu impacto pode chegar a até 50% de aumento na conta de energia elétrica.

O ar-condicionado tem um consumo de energia similar ao de um chuveiro elétrico. Porém, ao contrário do chuveiro, ele costuma ficar ligado por muito mais tempo. 

Um aparelho de ar-condicionado de 12.000 BTU consome 25 kWh/mês por hora, assim, se ficar ligado quatro horas por dia, dependendo do ambiente, pode consumir 100 kWh/mês. E para se ter uma ideia do quanto é isso, uma residência brasileira consome em média 157,9 kWh/mês, de acordo com o Anuário Estatístico de Energia Elétrica 2018 da EPE (Empresa de Pesquisa Energética, do Governo Federal). Ou seja, um ar-condicionado ligado diariamente por quatro horas consome 63% do consumo total de um mês.

Quais as vantagens da energia solar no uso do ar-condicionado

  • Use o ar-condicionado sem culpa ou controle excessivo, já que toda a energia consumida pelo aparelho está sendo gerada na própria propriedade.
  • Com o uso da energia solar os da conta de luz caem de forma significativa, então o investimento no sistema já começa a dar retorno. Podemos dizer que haverá uma economia de 40% a 90% sobre o valor atual da conta de energia elétrica.
  • A energia gerada pelo sistema, além de ser usada no ar-condicionado, pode ser utilizada em outros aparelhos elétricos da casa mesmo no chuveiro.
  • A energia gerada pelo sistema que não for utilizada volta para a rede elétrica da cidade, isso se transforma em créditos na fatura mensal. Para entender mais sobre esse assunto, confira nosso artigo A regulamentação dos créditos de energia solar.
  • O sistema possui vida útil de cerca de 25 anos. 
  • Painéis solares são de fácil instalação. Na maioria dos casos, as placas solares e o inversor grid-tie são fixados em estruturas já existentes nos imóveis (madeiramento e alvenaria, respectivamente) e, quando necessário, requerem apenas pequenas adaptações. 
  • As placas solares são muito resistentes aos danos causados que podem ser causados pela ação da natureza como chuvas, ventos ou até mesmo granizo, o que facilita a manutenção do mesmo.
  • Se o investimento inicial ainda for um problema, é possível fazer parte de consórcios de energia solar e financiamentos subsidiados, junto aos bancos, públicos e privados, que disponibilizam linhas de crédito especiais para investimentos em recursos sustentáveis como a energia solar.

O que você precisa saber antes de instalar um sistema de energia solar em Maringá

Quer usar o ar-condicionado sem culpa? Então, na hora de instalar um sistema de energia solar em sua casa ou empresa, é preciso escolher uma empresa especializada de confiança, seguindo as seguintes dicas:

  1. Avalie a experiência e histórico da empresa: é fundamental escolher uma empresa de energia solar que tenha experiência no assunto e já tenha finalizado grandes projetos. 
  2. Fale com clientes atendidos pela empresa de energia solar: pegue referências com outras pessoas que já foram atendidas pela empresa em questão. 
  3. Pesquise as redes sociais da empresa: leia os comentários e críticas dos clientes nas redes sociais e, se possível, entre em contato com eles. 
  4. Verifique o quadro técnico: veja se a empresa tem pessoas capacitadas tecnicamente no seu quadro de funcionários, como engenheiros eletricistas, engenheiros de energias e de outras áreas técnicas que podem ser necessárias para seu projeto.
  5. Avalie como é o pós-venda e quais são as garantias: seu sistema fotovoltaico terá vida longa e será preciso contar com alguém que possa te atender daqui a  10, 15 anos se necessário, e que também apresente garantia do serviço de instalação da empresa e de outros equipamentos do sistema como a estrutura. 
  6. Verifique a possibilidade de financiamento: prefira uma empresa de energia solar em Maringá que seja parceira de instituições financeiras e com fornecedores de equipamentos. 

Empresa de energia solar em Maringá

A Bravo Energia é uma empresa de energia solar em Maringá que atua em todos bairros da cidade.

Nossa equipe, formada por profissionais experientes e capacitados, desde 2014 já instalou mais de 300 projetos. Assim, se você busca uma empresa sólida, de qualidade e com um valor justo, está no lugar certo.

A Bravo Energia ajuda empresários a tornarem suas empresas mais sustentáveis financeira e ecologicamente, reduzindo custos e aumentando a eficiência através de soluções de energia solar.

E mais do que isso, nós damos oportunidades e esperança em meio a tempos de crise financeira e mudanças de mentalidade em gestão ambiental.

Gostou? Agora que você já sabe um pouco mais sobre  a energia solar em Maringá,  converse com um dos nossos especialistas para esclarecer todas as suas dúvidas e, claro, faça uma simulação para descobrir o quanto poderá economizar com a energia solar. Clique AQUI e simule! Teremos prazer em atendê-lo!

Carlos Bomfim

Carlos Bomfim

Últimos artigos