Energia Fotovoltaica em Londrina e o Agronegócio

energia fotovoltaica londrina

A energia solar pode ser uma grande aliada do agronegócio e extremamente vantajosa para os produtores rurais de Londrina e região. E para que você entenda porque vale a pena investir nessa tecnologia, preparamos este conteúdo especial. Confira e bons negócios!

O uso da energia solar no agronegócio

Em todo o país existem milhares de propriedades rurais de pequeno a grande porte que não possuem acesso à rede elétrica ou com altos custos na conta de luz por conta de seus processos produtivos. E é justamente nesses casos que o uso da energia solar pode ser extremamente vantajoso para o agronegócio.

Atualmente,  o setor rural é responsável por 8,7% da geração de energia solar no Brasil. Apesar de ainda baixa a participação, o número teve um aumento significativo nos últimos anos e a tendência é continuar crescendo. 

O uso da energia solar é feito a partir da instalação de painéis fotovoltaicos, geralmente em telhados. Porém, na zona rural, eles podem ser fixados no solo sem problema algum.

Esses painéis têm a capacidade de transformar a energia solar em energia elétrica, que será distribuída por toda a propriedade. Ou seja, qualquer equipamento ou estrutura que precise da eletricidade para funcionar, poderá ser alimentado pela energia limpa, renovável e sustentável gerada pelos painéis. 

Os benefícios do uso da energia solar no agronegócio

Confira agora todos os benefícios que  agronegócio terá ao investir na energia solar:

Energia para toda sua fazenda

O setor rural utiliza energia para quase toda sua produção. No entanto, quando se trata de uma propriedade isolada, o produtor pode ter dificuldades com o serviço local de distribuição de eletricidade ou acabar saindo no prejuízo devido ao alto custo dos geradores a diesel.

Com o uso da energia solar em sua propriedade rural você pode, por exemplo:

  • irrigar sua  plantação;
  • bombear água para os animais;  
  • eletrificar as cercas em torno da fazenda; 
  • automatizar a produção de leite; 
  • operar máquinas e a estufa para secagem de grãos.

Economia de custos

Um dos grandes benefícios da energia solar para o agronegócio é a economia que ela proporciona.  

A conta de energia do seu negócio pode ter uma redução de até até 95%. E, com toda essa economia, você pode fazer novos investimentos e assim, aumentar a competitividade do seu negócio. 

A instalação da energia solar não interfere na rotina da sua fazenda

Seus negócios não precisam parar para que seja feita a instalação dos painéis solares.  

O processo de instalação é muito simples e rápido. Em pouco tempo sua empresa poderá produzir sua própria energia sem atrapalhar a sua produção. 

E tem mais: o mesmo vale para a manutenção, que também não interfere em nada na rotina da propriedade.Basta uma simples limpeza a cada seis meses para remover o excesso de sujeira dos painéis.

Retorno sobre o investimento realizado

Seu sistema fotovoltaico tem vida útil média de 25 anos, mas o retorno do investimento é de 5 a 10 anos. 

Mas não é só isso, você começa a economizar na conta de eletricidade desde o primeiro dia pós-instalação dos painéis de energia solar.

Para saber mais, confira “Investir em energia solar é garantia de retorno do valor aplicado”.

Maior controle sobre os seus custos de produção

Outro benefício da energia solar fotovoltaica é que o produtor rural não fica mais refém das altas tarifas cobradas pelas concessionárias de energia e assim pode ter um controle mais eficiente de seus custos.  

Sobre este assunto, recomendamos a leitura do nosso artigo “Energia solar é alternativa para fugir da oscilação tarifária”. 

Linhas de financiamento exclusivos 

Muitos bancos oferecem linhas de crédito exclusivas para que os produtores rurais invistam na energia solar. 

Em alguns casos, as parcelas dos financiamentos chegam a ser iguais ou muito próximas ao valor da economia ganha na conta de luz. 

Marketing verde

Por fim, a energia solar no agronegócio é uma ótima forma de atrair novos clientes e investidores para a sua empresa rural.

Afinal, a preservação do meio ambiente é uma questão cada vez mais importante e quando falamos de energia solar estamos falando de uma fonte de energia limpa, sustentável e renovável, sem impactos negativos. 

Quer saber mais sobre o assunto? Confira “Você sabe o que é energia limpa e como ela pode mudar o mundo?

Empresa de energia solar em Londrina 

Como você pode ver, investir no uso da energia solar no agronegócio é algo atraente. Pontos positivos não faltam para que o produtor rural, agricultores, fazendeiros e pecuaristas comecem a utilizar energia renovável e sustentável o quanto antes.

E se você procura por energia solar em Londrina e região para a sua propriedade rural, conte com a Bravo Energia.

Nossa equipe, formada por profissionais experientes e capacitados, desde 2014 já instalou mais de 300 projetos. Assim, se você busca uma empresa sólida, de qualidade e com um valor justo, está no lugar certo.

A Bravo Energia ajuda empresários a tornarem suas empresas mais sustentáveis financeira e ecologicamente, reduzindo custos e aumentando a eficiência através de soluções de energia solar.

E mais do que isso, nós damos oportunidades e esperança em meio a tempos de crise financeira e mudanças de mentalidade em gestão ambiental.

Para saber porque investir em energia solar em Londrina, confira “5 motivos para investir em energia solar em Londrina”.

Gostou? Agora que você já sabe um pouco mais sobre  a energia solar em Londrina,  converse com um dos nossos especialistas para esclarecer todas as suas dúvidas e, claro, faça uma simulação para descobrir o quanto poderá economizar com a energia solar. Clique AQUI e simule! Teremos prazer em atendê-lo!

Bravo Energia
Bravo Energia
A Bravo Energia ajuda empresas e famílias a se tornarem mais sustentáveis financeira e ecologicamente, reduzindo custos e aumentando a eficiência através de soluções de energia solar.

Dúvidas sobre quanto vai custar o seu sistema de energia solar?

Clique aqui e calcule agora