Agronegócio: 7 motivos para utilizar energia fotovoltaica em Maringá e região

O uso da energia solar na zona rural tem se mostrado um excelente negócio diante da alta constante dos custos da energia elétrica motivada pela crise hídrica que atinge o país. Com a energia solar é possível reduzir, de forma expressiva, os custos de produção. 

E se engana quem pensa que ter energia solar em Maringá e região é algo complicado. O acesso a tecnologia para implantação de um sistema fotovoltaico está cada vez mais fácil, sendo possível fazer a aquisição de todo o equipamento por meio de financiamento e instalá-lo de forma prática e rápida.  

Atualmente,  o setor rural é responsável por 8,7% da geração de energia solar no Brasil. Mas esse número teve  um aumento significativo nos últimos anos e a tendência é continuar crescendo.

Quer saber mais sobre o assunto? Então confira este nosso novo post e veja os principais motivos para você utilizar energia solar na sua propriedade rural. Boa leitura!

Como funciona a energia solar e como aplicar em seu negócio?

A energia solar fotovoltaica é a energia limpa que mais cresce no mundo, mas não é uma novidade. Ela existe há mais de 100 anos e hoje é utilizada para gerar energia elétrica para milhares de residências e indústrias no mundo todo.

Um sistema de energia solar fotovoltaico é composto por:

  • Painéis solares;
  • Inversor solar; 
  • Sistema de fixação das placas solares;
  • Cabeamentos;
  • Conectores;
  • Materiais elétricos padrões.

Ao contrário do que muita gente pensa, os painéis funcionam em dias nublados e chuvosos, já que dependem da incidência dos raios violetas, e não do calor. Assim, a produção de energia pode variar em dias cinzentos, mas não deixa de existir.

No entanto, durante a noite, o sistema fotovoltaico não é capaz de gerar energia, já que não existe luminosidade e será preciso usar baterias para armazenar energia ou utilizar a eletricidade da distribuidora local de energia.

É preciso que você saiba ainda que existem dois tipos de sistemas fotovoltaicos:

  1. On grid: sistema conectado a uma rede elétrica já existente. Esse modelo é ideal para quem quer diminuir o valor da conta de luz. Nesse modelo, é possível ter créditos de energia;
  2. Off grid: uma fonte de energia autônoma. Nesse caso, o sistema é ideal para áreas mais distantes que não têm acesso a uma rede distribuidora de eletricidade.

7 motivos para utilizar energia solar no agronegócio

Veja agora 7 bons motivos para utilizar a energia solar no seu agronegócio:

1. Economia na conta de luz

Este sem dúvida é um dos principais motivos para investir na energia solar na área rural. Afinal, com o uso da energia solar é possível reduzir até 95% da sua conta de energia elétrica e ainda obter créditos de energia caso o sistema fotovoltaico on grid produza mais eletricidade do que é consumido pelo local.

E claro, com toda essa economia, você pode fazer novos investimentos e assim, aumentar a competitividade do seu negócio. 

2. Facilidade em linhas financiamento

Muitos bancos oferecem linhas de crédito exclusivas para que os produtores rurais invistam na energia solar. 

Em alguns casos, as parcelas dos financiamentos chegam a ser iguais ou muito próximas ao valor da economia ganha na conta de luz. Ou seja, é possível trocar o gasto com a conta de luz pelas parcelas da linha de crédito contratada. 

No mercado, você encontra condições favoráveis, tais como carência de até 90 dias, boas taxas de financiamento e parcelamento em até 120 meses.

3. Produção mais sustentável

O Brasil é um país tropical que recebe anualmente uma grande quantidade de radiação solar. Assim, a energia solar pode e deve ser mais explorada, afinal se trata de uma energia limpa, já que não emite poluentes, sustentável e renovável.

Por essa razão, adotar o sistema de energia solar no agronegócio também agrega valor à produção e ao produto final e com isso fica mais fácil atrair novos clientes e investidores para a sua empresa que se preocupam com a preservação do meio ambiente.

Quer saber mais sobre o assunto? Confira “Você sabe o que é energia limpa e como ela pode mudar o mundo?

4. A instalação é simples

O sistema fotovoltaico é muito fácil de se instalar. Apesar de exigir mão de obra qualificada, já que é preciso posicionar os equipamentos de forma estratégica para melhor atender às necessidades do cliente, em poucos dias, o seu sistema já estará montado e funcionando.

As propriedades rurais costumam ter bastante espaço para a distribuição dos painéis, o que torna o processo de instalação mais favorável. É possível fixar a estrutura no solo, telhados e até mesmo em açudes (usina flutuante).

5. Não precisa de manutenção frequente 

Um sistema de energia solar bem projetado e instalado adequadamente não precisa de manutenções frequentes, tanto preventivas quanto corretivas.

O sistema fotovoltaico não possui peças móveis, portanto, quase não há desgaste mecânico. Os painéis fotovoltaicos, quando bem instalados, podem durar mais de 25 anos apenas com uma higienização dos módulos a cada seis meses e a manutenção elétrica ao menos uma vez ao ano.

Ou seja, apesar de estarem funcionando e gerando energia 12 horas por dia, necessitam de uma manutenção, preventiva e corretiva, muito baixa.

6. Energia para toda sua propriedade rural

O setor rural utiliza energia para quase toda sua produção. No entanto, quando se trata de uma propriedade isolada, o produtor pode ter dificuldades com o serviço local de distribuição de eletricidade ou acabar saindo no prejuízo devido ao alto custo dos geradores a diesel.

Com o uso da energia solar em sua propriedade rural você pode, por exemplo:

  • irrigar sua  plantação;
  • bombear água para os animais;  
  • eletrificar as cercas em torno da fazenda; 
  • automatizar a produção de leite; 
  • operar máquinas e a estufa para secagem de grãos.

7. Retorno sobre o investimento realizado

Seu sistema fotovoltaico tem vida útil média de 25 anos, mas o retorno do investimento é de 5 a 10 anos. 

Mas não é só isso, você começa a economizar na conta de eletricidade desde o primeiro dia pós-instalação dos painéis de energia solar.

Para saber mais, confira o artigo “Investir em energia solar é garantia de retorno do valor aplicado”.

Empresa de energia solar em Maringá 

Como você pode ver, investir no uso da energia solar no agronegócio é algo atraente. Pontos positivos não faltam para que o produtor rural, agricultores, fazendeiros e pecuaristas comecem a utilizar energia renovável e sustentável o quanto antes.

E se você procura por energia solar em Maringá e região para a sua propriedade rural, conte com a Bravo Energia.

Nossa equipe, formada por profissionais experientes e capacitados, desde 2014 já instalou mais de 300 projetos. Assim, se você busca uma empresa sólida, de qualidade e com um valor justo, está no lugar certo.

A Bravo Energia ajuda empresários a tornarem suas empresas mais sustentáveis financeira e ecologicamente, reduzindo custos e aumentando a eficiência através de soluções de energia solar.

E mais do que isso, nós damos oportunidades e esperança em meio a tempos de crise financeira e mudanças de mentalidade em gestão ambiental.

Para saber porque investir em energia solar em Londrina, confira As vantagens e desvantagens da energia solar fotovoltaica em Maringá.

Gostou? Agora que você já sabe um pouco mais sobre  a energia solar em Londrina,  converse com um dos nossos especialistas para esclarecer todas as suas dúvidas e, claro, faça uma simulação para descobrir o quanto poderá economizar com a energia solar. Clique AQUI e simule! Teremos prazer em atendê-lo!

Carlos Bomfim

Carlos Bomfim

Últimos artigos